Entenda a importância da otimização de SEO para um negócio na internet

Você já ouviu falar sobre SEO? Não sabe exatamente o que é? Acredita que este termo trata-se de alguma técnica muito complicada e que somente quem possuí alto grau de conhecimento poderia aplicar? Bom, a verdade é que esta técnica apesar de ter um nome pouco comum, é uma técnica que não é tão complicada de ser utilizada.

Qualquer pessoa pode estar aplicando a otimização de SEO independente do grau de conhecimento e dessa maneira otimizá-lo para as ferramentas de pesquisa como é o Google, por exemplo.

Ao fazer isso você poderá aumentar de forma muito significativa a quantidade de tráfego de qualidade para seu site.

Nunca se esqueça de que um site sem tráfego é como um automóvel sem combustível, ou seja, sem tráfego dificilmente você conseguirá chegar onde tanto quer com o seu negócio na internet.

 

O QUE É SEO?

dicas seo2

SEO significa Search Engine Optimization, sendo portanto um termo proveniente do inglês, que traduzido ao pé da letra para o português significa “Otimização para as Ferramentas de Busca”.

Basicamente é isso que o SEO faz, ou seja, a otimização para as ferramentas de busca, são técnicas que foram identificadas com o passar do tempo e hoje servem de referência para auxiliar os sites a conseguirem uma melhor indexação nas ferramentas de pesquisa.

Dessa maneira, possuindo uma boa otimização de SEO para as ferramentas de pesquisa, sua chance de ser encontrado por outras pessoas através destes locais aumenta consideravelmente.

 

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER MELHOR A OTIMIZAÇÃO DE SEO?

O uso desta técnica pode ser considerado como fator crucial do sucesso de qualquer site na internet.

Não importa que tipo de atividade você desenvolva. Desde uma simples página na internet até para um e-commerce (loja virtual).

O SEO é uma ferramenta estratégica e que deve ser utilizada da maneira correta para que você possa receber ainda mais tráfego de qualidade no seu site, e dessa maneira aumentar suas chances de ganhar dinheiro por meio do trabalho online.

 

TÉCNICAS MAIS UTILIZADA PARA OTIMIZAÇÃO DE SEO

comoaumentaropoderdevendasdeseublog4

Ao criar um novo conteúdo é bom você fazer uma pesquisa prévia nas ferramentas de pesquisa de palavras chave para otimização de SEO aos mecanismos de busca, fazendo uso de palavras chaves mais procuradas. Sendo o uso desta estratégia uma das técnicas mais utilizadas e mais fáceis de serem aplicadas por qualquer pessoa, mesmo sem nenhum conhecimento avançado.

É importante verificar pelas palavras chaves que se encaixam no seu site de  forma harmoniosa, palavras que são bem procuradas na internet. Você pode fazer isso através da ferramenta de pesquisa do Google, que é o Planejador de Palavras Chaves.

Use palavras mais pesquisadas e que fiquem harmoniosas em seu site, por exemplo, em um site sobre Dieta, ao invés de colocar o título do seu site somente como a palavra “Dieta” vá até o Planejador de Palavras Chaves e pesquise para ver quais as palavras mais relacionadas a este assunto,  veja o exemplo na figura abaixo:

dicas-seo

Se o seu site fala sobre dieta, um título bem sugestivo para se usar como título do seu site seria “dietas de emagrecimento”.

Outra técnica consiste em ter um Sitemap para seu site, está também é uma boa opção para otimizar seu site aos mecanismos de busca, o Sitemap é um arquivo gerado onde estará todas as páginas que o mecanismo de busca deverá indexar.

O uso deste recurso facilita que os mecanismos de busca encontrem os links do seu site na internet, resumidamente os buscadores encontram seu site por meio de links internos e externos. A vantagem do uso deste recurso é que ele torna mais fácil para que seu site seja indexado nos buscadores.

 

CUIDADO COM O USO INDEVIDO DO SEO

O uso indevido das técnicas de SEO pode lhe colocar em uma fria. Por que dizemos isso? Leia abaixo para entender.

Uma das técnicas indevidas consiste em usar palavras chaves no seu site e repetir esta mesma palavras várias vezes sem fazer parte do contexto do seu conteúdo, ou colocar esta palavra em meio ao seu texto sem que este texto tenha um sentido, tendo apenas com o propósito ganhar relevância no Google.

Porém você poderá acabar tendo seu site banido das ferramentas de pesquisa, isso ocorre porque o Google possui mecanismos inteligentes que estão atentos as pessoas que utilizam indevidamente destas técnicas como é o caso do Black Hat SEO, que são técnicas que visam enganar os motores de busca, criando páginas ou sites com falsa relevância.

Não deixe de conferir também:

 

CONCLUSÃO E DICA FINAL

O SEO é uma técnica que deve ser usada com devida coerência, você deve utilizá-lo para encontrar palavras mais pesquisadas e inseri-las em seu site de forma que seu conteúdo fique harmonioso para a leitura. Não cometa nunca o erro de usar Black Hat SEO que é tentar enganar o Google criando páginas com textos invisíveis, por exemplo.

O uso indevido destas táticas com objetivo de enganar as ferramentas de pesquisa farão seu site ser punido, quando o robô do Google identificar o mau uso destas técnicas em seu site duas coisas podem ocorrer: Ou seu site perderá relevância nos mecanismos de busca ou  pior: Será banido para sempre e você terá jogado todo seu trabalho no lixo. Bom trabalho e boa sorte.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Aprenda Como Ganhar Dinheiro na Internet de Verdade!

Caio Marcos

Opa! Tudo certo?! Me chamo Caio Marcos estou nesta estrada desde 2007 porque acredito no empreendedorismo digital como o método mais acessível para qualquer pessoa possa alcançar transformações positivas em toda sua vida. Saiba mais sobre quem sou acessando por aqui e conheça minha história.

Website:

2 Comentários

  1. Fernando Campos

    Opa. Olá Caio. Muito bom o artigo sobre SEO.

    Permita-me também dar uma pequena contribuição com minha experiência:

    Usando a Ferramenta de Pesquisa de Palavras Chave do Google que o Caio Cita no artigo:

    – Escolha pelo menos 3 palavras chave sobre o tema que você vai escrever;
    – Escolha palavras chave que tenham “BAIXA” concorrência e “pelo menos 10 mil buscas LOCAIS mensais”;
    – Procure inserir as palavras chave no título do post, na URL (endereço da postagem)e na descrição da postagem;
    – Use várias vezes as palavras chaves escolhidas no post e destaque as mesmas usando negrito em algumas e sublinhado em outras.

    E por ultimo cuidado com o exagero, porque otimização demais também é passível de punição pelo google. Ou seja use bastante e ao mesmo tempo use com moderação. (O bom senso é uma boa medida)

    Essas são algumas técnicas de SEO que eu mesmo uso em meu blog e tenho tido bons resultados.

    Abraço e Sucesso a todos

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Caio Marcos

      Olá Fernando,

      Obrigado, sua contribuição foi muito boa para este artigo.

      Abraço e Sucesso!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *